O NAU – Núcleo de Antropologia Urbana da USP – possui um acervo de aproximadamente 650 trabalhos de final de curso dos alunos da disciplina Metodologia III (Pesquisa de Campo), ministrada pelo Professor Dr. José Guilherme Cantor Magnani desde 1984. Este acervo pode ser caracterizado como um conjunto de pesquisas sobre a cidade de São Paulo, cujos temas e espaços estudados foram definidos através do método etnográfico e das teorias antropológicas.
Estes estudos partem dos arranjos dos próprios atores sociais, isto é, do modo como eles utilizam os equipamentos urbanos, usufruem dos serviços e estabelecem encontros e trocas nas mais diferentes esferas – religiosidade, trabalho, lazer, cultura, participação política ou associativa.
O objetivo do Projeto Acervo é classificar, catalogar e disponibilizar estes trabalhos em um site próprio, tornando-os acessíveis à consulta pública. Deste modo, todo material produzido em diferentes épocas poderá ser utilizado como fonte de novas pesquisas ou reflexões, não apenas para quem freqüenta o curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo, mas também para alunos de outras instituições de ensino superior, bem como para estudiosos em geral interessados em questões urbanas, especialmente as relacionadas à cidade de São Paulo.