GEU

Grupo de Etnologia Urbana (GEU-NAU) realiza viagem de campo ao Amazonas

Durante janeiro de 2017, pesquisadores vinculados ao Grupo de Etnologia Urbana (GEU) do LabNAU realizam viagem de campo a cidades do Amazonas. O grupo, coordenado pelo Professor José Guilherme Magnani e formado pelos pesquisadores Ana Letícia Fiori, Diana Paola Gomes Mateus, Ana Luísa Sertã Almada Mauro e José Agnello Andrade, tem por objetivo realizar reuniões e atividades acadêmicas e visitar aldeias e instituições indígenas.

Expedição do GEU à Amazônia

Dando continuidade ao convênio entre o Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU/USP) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira (NEPECAB) – no escopo do PRONEX "Cidadez amazônicas: dinâmicas espaciais, rede urbana local e regional" – o Grupo de Etnologia Urbana (GEU) realiza mais uma expedição à Amazônia durante os meses de fevereiro e março de 2014.

 

Membros do GEU na Amazônia

Ana Letícia de Fiori e José Agnello Andrade, membros do Grupo de Etnologia Urbana (GEU/LabNAU-USP) e doutorandos em Antropologia Social (PPGAS-USP), mais uma vez estão na Amazônia por conta de suas respectivas pesquisas.

Ambos os pesquisadores ficarão em campo até o dia 16 de agosto e, durante o período em questão, participarão de diversas atividades, com destaque para as visitas às comunidades Sateré de Manaus, e também, em Parintins.

I Seminário EtnoAntropológico: Memorial Indígena Sateré-Mawé – trajetórias em Parintins

O Grupo de Etnologia Urbana (GEU) do Laboratório do NAU participou do I Seminário EtnoAntropológico: Memorial Indígena Sateré-Mawé – trajetórias em Parintins, realizado no dia 6 de fevereiro de 2013 no Auditório do Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), campus Parintins. O evento contou com a participação dos alunos do curso de Pedagogia Intercultural do Programa de Formação do Magistério Indígena (PROIND).

Expedição Manacapuru - AM

De 28 de janeiro a 1º de fevereiro, o Grupo de Etnologia Urbana (GEU-NAU) esteve na cidade de Manacapuru-AM para participar, junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira (NEPECAB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), de uma oficina de metodologias de pesquisa. O encontro foi organizado pelos professores José Aldemir de Oliveira, Tatiana Schor e José Guilherme Magnani.

Viagem GEU

O Grupo de Etnologia Urbana da USP (GEU-NAU) está em viagem pela a Amazônia praa dar continuidade as relações de pesquisa e extensão com as comunidades Sateré-Mawé, iniciadas no PROCAD USP/UFAM – “Cidades Ameríndias”.

A viagem ocorre em parceria com o NEPECAB – Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira – e tem como objetivo a realização de trabalhos de campo, bem como a apresentação e discussão dos resultados das pesquisas realizadas.