Ponto Urbe 12 online

A revista eletrônica Ponto Urbe (ISSN 1981-3341), publicada pelo LabNAU, acaba de lançar a sua edição de número 12. Veja abaixo o editorial assinado pelo Prof. Dr. José Guilherme Magnani, editor da Ponto Urbe:

Nessa edição de número 12, a revista eletrônica do NAU, Ponto Urbe, apresenta na seção Artigos dez contribuições: de Thomás Meira sobre a Lei Seca em Maringá; de Alan Augusto Ribeiro sobre o cotidiano de escolas em um bairro de Belém, no Pará; de Mauricio Bacic Olic sobre a Fundação Casa; de Marcia Meneghini sobre política pública de moradia em Manaus, o Prosamin; de Flávia Soares sobre pixação em Belo Horizonte; de Emerson Giumbelli sobre a controvérsia em relação à pichação do Cristo Redentor; de Reneé de La Torre sobre religiosidade popular; de Marisol Marini sobre a produção de saberes a respeito dos chamados transtornos alimentares; de Vanderlei Zacchi sobre religião e ambientalismo no MST; e de Alexandre Gonçalves e Mônica Abdala sobre uma feira livre.

A seção Cir-Kula, destinada a divulgar textos de outras áreas, mas em diálogo com a Antropologia, traz duas contribuições: Os indesejáveis da Praça da Sé de Beatriz Diniz e Espaço Público e endocidade de Fagner Dantas.

Na seção Etnográficas, dedicada a experimentos, relatos de campo ou reflexões sobre o urbano e trabalhos ainda em desenvolvimento, temos a contribuição de José Aldemir de Oliveira, da Universidade Federal do Amazonas, Os pedaços fragmentados e articulados.

Nesse número, a Ponto Urbe traz também o Dossiê Virada Cultural São Paulo – experimento etnográfico realizado por pesquisadores do NAU/USP pelo segundo ano consecutivo. Nesse ano, o empreendimento mostra-se particularmente importante, tendo em vista os diferentes relatos sobre casos de violência expostos pela mídia sobre o evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultural de São Paulo. O dossiê apresenta textos de Alexandre Bispo, Diego Correa, Giancarlo Machado, Michel Soares, Rodrigo Chiquetto e Rosenilton Oliveira.

Por fim, na seção Resenhas, são apresentados os livros: Cultura Surda de César Silva, por Kenya Marcon e Da Periferia ao Centro de José Guilherme Magnani, por Denise Pimenta.

Para acessar a Ponto Urbe, clique aqui.