GESD recebe pesquisador alemão

No dia 8 de maio, o Grupo de Estudos Surdos e da Deficiência (GESD) recebeu a visita de Stefan, graduando em Sociologia e Língua de Sinais na Alemanha e intercambista na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Stefan contou ao grupo um pouco sobre o seu envolvimento com o tema surdez na Universidade de Hamburgo, onde estuda. Comentou que, tal como no Brasil, na Alemanha a relação entre sociologia e língua de sinais é ainda incipiente. Mencionou também a presença de professores surdos no curso ao qual está vinculado originalmente.

Interessante observar, durante a conversa com tal pesquisador, alguns pontos em comum entre Brasil e Alemanha no que se refere aos processos de legitimação das línguas de sinais em cada um desses países. Se no Brasil a língua brasileira de sinais (LIBRAS) foi reconhecida juridicamente no ano de 2002, na Alemanha, o reconhecimento da Língua Gestual Alemã (DGS) ocorreu nesse mesmo ano.

Os pesquisadores do GESD presentes (César, Cibele e Eudênia), partilharam as suas trajetórias de pesquisa, bem como o andamento de suas investigações atuais. Além disso também fizeram uma análise do processo contemporâneo de institucionalização da libras do Brasil.

Por fim, Stefan foi convidado a integrar o GESD. Dessa maneira, o diálogo continuará levantando questões relativas à surdez para além do território brasileiro.