Curso "Antropologia e intervenção social no campo da educação"

O curso se propõe a oferecer um espaço para a reflexão e a troca de experiências sobre as confluências entre a Antropologia Social e a Educação, em distintos contextos socioculturais e de aprendizagem, com especial atenção a processos de aplicação do saber antropológico e da intervenção socioeducativa. A atividade faz parte do convênio internacional entre a FFLCH/USP e a UAB.

As aulas serão ministradas do dia 12 a 15 de agosto de 2019, das 9h às 13h, pela profa. Pepi Soto Marata (Universidade Autônoma de Barcelona/Departamento de Antropologia Social e Cultural).

Programação:

1ª sessão: 12.08.19. Antropologia e educação
Uma proposta de reflexão teórica e etnográfica para uma antropologia sociocultural da educação, inclusive em contextos escolares. Discussão sobre as possibilidades, os limites e os desafios da articulação entre antropologia e educação.

2ª sessão: 13.08.19. Antropologia e intervenção socioeducativa
Metodologias de trabalho na formação de professores e outros profissionais, em contextos de diversidade cultural, imigração e desigualdade social. Conteúdos e processos orientados para a transformação social.

3ª sessão: 14.08.19. Antropologia no Ensino Médio
Aplicações dos saberes antropológicos para a criação de recursos educativos e a elaboração de propostas de cursos e seminários específicos sobre a convivência e a diversidade cultural, os fenômenos de refúgio e asilo e a introdução de conteúdos curriculares na perspectiva antropológica.

4ª sessão. 15.08.19. Antropologia em tempos incertos
Reflexões sobre a formação de profissionais reflexivos, a incorporação da antropologia no mercado de trabalho e algumas intersecções técnica e éticas com outras disciplinas e profissionais.

As aulas serão ministradas em espanhol.
Total de 16 horas, com entrega de certificado.
Local: Prédio das Ciências Sociais, FFLCH/USP. Sala a ser divulgada posteriormente.
Vagas limitadas
Inscrições pelo email: antropoeducaUSP@gmail.com