Evento "Encontro com mulheres residentes em ocupações e o Museu do ipiranga"

As formas distintas de ocupar o espaço urbano e viver na cidade e a construção monumental e histórica do Museu Paulista, com a vida cotidiana das pessoas comuns com seus limites, desafios e superações, foram os temas do 1’ Encontro com mulheres residentes em ocupações, ocorrido no último dia 10 de Maio, no Museu.

Essas trocas são possibilitadas pela parceria entre o Museu Paulista, o Laboratório de Antropologia Urbana - LabNAU e as mulheres residentes em dez ocupações distintas, no centro e nas periferias da capital paulista. 

A parceria articula alguns eixos de pesquisa. A "ocupação na ocupação" é um dos eixos temáticos que a nossa equipe de pesquisadores tem designado como um experimento etnográfico, por se tratar de uma forma muito particular e experimental da produção de conhecimento antropológico entre os públicos, a monumentalidade arquitetônica do prédio e a situação liminar na qual se encontra o museu, fechado ao público desde ano 2013 para reformas, com previsão de reabertura somente em 2022, data do bicentenário da independência.