Parceria entre NAU e CEU: projeto memórias e ação

Entre os meses de setembro e dezembro de 2018, os pesquisadores do NAU Ana Letícia de Fiori, Enrico Spaggiari, Mariana Hangai e Rodrigo Chiquetto estão participando do projeto CEU Memórias e Ação, promovido pela Coordenação dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e coordenado pelo professor José Guilherme Magnani.

Projeto CEU Memórias e Ação busca transformar cada CEU em um centro de memória de seu respectivo bairro, retomando a proposta originalmente concebida para a criação do Museu da Cidade, da qual o Núcleo de Antropologia Urbana participou em 2004 com a Expedição São Paulo 400 anos.

Agora, o NAU está ministrando para funcionários dos CEUs e membros das comunidades o Workshop Etnografias, um projeto piloto de formação em pesquisa de curta duração. Após uma breve formação sobre o que é a antropologia e seus métodos e protocolos de pesquisa, os participantes são convidados a exercitar o olhar etnográfico no ambiente dos CEUs e percorrer seu entorno, encontrando ali diferentes formas de práticas culturais, temporalidades e inscrições de memória.

No dia 03/12, os pesquisadores Ana Fiori e Enrico farão uma reunião geral na Diretoria Regional de Ensino (DRE) de São Mateus, apresentando resultados parciais da formação e fomentando novas estratégias para o desenvolvimento do projeto CEU Memórias e Ação, com participantes dos CEUs Alto Alegre, Rosa da China, Sapopemba, São Mateus e São Rafael. No dia 04/12, será a vez dos pesquisadores Mariana e Rodrigo na DRE Jaguaré, com participantes dos CEUs Pera Marmelo, Perus, Jaguaré, Vila Atlântica e Parque Anhanguera.

Um relatório final será produzido com os resultados das pesquisas e uma reflexão teórico-metodológica sobre antropologia urbana e memória.