Professor José Guilherme Magnani participa em banca avaliadora de tese sobre narcotráfico na PUC-Peru em Lima

   O professor integrou, na quinta-feira passada, a banca avaliadora da tese de Sofia Vizcarra Castillo: “La economia moral de la ilegalidad en la ciudad cocalera: justificaciones y prácticas legitimadoras del narcotráfico en la ciudad de Pichari”.

 

  A tese é produto de sua pesquisa de doutorado, segue um resumo traduzido inédito:

O boom da produção de derivados da cocaína no Vale dos Rios Apurímac e Ene y Mantaro, onde está localizada a cidade de Pichari, ocorreu nas primeiras duas décadas do século XXI. Desde então, a área conheceu um período de bonança econômica e desenvolvimento urbano.
O combate ao narcotráfico levou a população a mobilizar-se contra o Estado na região, mesmo aqueles que não estão diretamente envolvidos em atividades criminosas. Essas pessoas defendem o tráfico de drogas? Eu proponho que não há no nível local uma defesa do tráfico de drogas, mas de uma economia moral da ilegalidade que considera tráfico de drogas como um meio fundamental de acessar a renda necessária para satisfazer suas necessidades de subsistência e suas aspirações de bem-estar no mercado.
Assim, a partir do uso de etnografia focada e da observação de práticas econômicas
mercado, eu argumento que a economia moral da ilegalidade na cidade de Pichari é com base em:
1. arranjos de mercado econômico
2. uma ética de bem-estar neoliberal que
a maioria está disposta a defender e
3. no estabelecimento de regras informais que
regulamentar o uso da violência e a aplicação da lei que permite a coexistência relativamente pacífico entre os atores da cidade.

Apesar de ser amplamente enraizado no contexto local, o desenvolvimento de economias morais de ilegalidade não é
um fenômeno exclusivo para o Peru. A reflexão sobre este conceito aplicada a diferentes mercados globais e mercados informais podem ajudar a entender um certo segmento de conflitos sociais contemporâneos, se eles são entendidos como conflitos de acesso ao mercado.

Sofia também é docente na PUCP.

 

 

 

 

Segue o link com uma lista de suas publicações.

http://repositorio.pucp.edu.pe/index/browse?type=author&value=Vizcarra+Castillo%2C+Sofia+Isabel

 

O texto foi traduzido por Gabriel Augusto Alves, será feita revisão por nativo.