Os Caminhos das Sementes de Ana Luísa Sertã vence mostra de filmes na ANPOCS

Os Caminhos das Sementes, curta da colega Ana Luísa Sertã Almada Mauro, foi escolhido como vencedor da mostra de filmes do 41º encontro da ANPOCS.

Sete filmes foram apresentados e avaliados pela Comissão de Imagem e Som da associação que contou com um representante do Instituto Moreira Salles. A premiação ocorreu na assembleia geral do dia 27 de outubro no Hotel Glória.

Ana Luísa é integrante do Grupo de Etnologia Urbana do NAU desde 2010 e o vídeo partiu de sua pesquisa de mestrado "Seguindo sementes: circuitos e trajetos sateré-mawé entre cidade e aldeia". O filme surge como uma abordagem visual em relação ao seu objeto de pesquisa – “mais do que descrever sementes, árvores, colares, gestos, caminhos e coletas, era preciso mostrá-los."

"Em Os Caminhos das Sementes acompanhamos Regina Vilácio em uma jornada mobilizada por sementes. Da coleta de algumas variedades na área urbana de Manaus, partimos em direção a Maués, na entrada da Terra Indígena Andirá-Marau, em busca de espécies típicas da região do Baixo Amazonas, consideradas essenciais para o artesanato sateré-mawé. Refazendo os passos de sua mãe Zenilda, cuja memória permeia toda a narrativa do filme, Regina pretende retomar uma prática comum entre as artesãs Sateré-Mawé em Manaus e nas aldeias: a troca de roupas por sementes."¹

O NAU parabeniza Ana Luísa pelo excepcional trabalho!

¹ Sinopse por Ana Luísa Sertã