Grupo de Etnologia Urbana (GEU-NAU) realiza viagem de campo ao Amazonas

Durante janeiro de 2017, pesquisadores vinculados ao Grupo de Etnologia Urbana (GEU) do LabNAU realizam viagem de campo a cidades do Amazonas. O grupo, coordenado pelo Professor José Guilherme Magnani e formado pelos pesquisadores Ana Letícia Fiori, Diana Paola Gomes Mateus, Ana Luísa Sertã Almada Mauro e José Agnello Andrade, tem por objetivo realizar reuniões e atividades acadêmicas e visitar aldeias e instituições indígenas.

Em Manaus, estão programadas visitas à AMISM, Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé, para organização do acervo fotográfico e às comunidades Sateré-Mawé urbanas.

Na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), foram agendadas reuniões com o professor José Aldemir de Oliveira (Nepecab – Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia) e com a professora Deise Montardo (PPGAS - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social).

Em Parintins, os pesquisadores programaram visita a famílias Sateré-Mawé e ida à Terra Indígena Andirá-Marau para entrega do “Memorial Indígena Sateré-Mawé: aldeia de Ponta Alegre” e da cartilha paradidática “Nossa Aldeia, Nossa História, Nossa Gente”, produzida com auxílio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Confira alguns registros já enviados.

    

      

Texto: Felipe Gabriel Oliveira

Informações e Fotos: Ana Letícia Fiori

12/01/2017