Alunos realizam pesquisa de iniciação científica sobre o Mercado das Pulgas, em São Paulo

No dia 17 de junho, os alunos Sâmia Pereira de Souza, Matheus Pinzan e Letícia Binda, graduandos em Ciências Sociais, e o Professor José Guilherme Magnani, coordenador do NAU, realizaram incursão etnográfica no Mercado das Pulgas, feira livre que acontece mensalmente no centro de São Paulo. O trabalho de campo desenvolvido é resultado de uma etnografia que surgiu na disciplina Práticas Culturais no Contexto Urbano, ministrada por Magnani, e hoje é tema da pesquisa de iniciação científica realizada pelos estudantes.

De início, os pesquisadores detiveram-se na origem e constituição desta feira livre, originalmente ocorrida no Minhocão, e sua mudança posterior para o Vale do Anhangabaú. Atualmente, estão investigando o fluxo de circulação das mercadorias veiculadas pelos expositores e sua trajetória comercial e subjetiva, bem como a modalidade de lazer praticada no local.

A próxima edição será no dia 24/07, das 10h às 20h. O link para o evento da edição do mês de julho na rede social Facebook é o seguinte: https://www.facebook.com/events/897781986998419/

(Fotos por Sâmia Pereira de Souza)

Sâmia Pereira de Souza

Felipe Gabriel Oliveira