Pesquisa de Michel Soares sobre boxe em São Paulo é contemplada com bolsa de estudos

O mestrando Michel de Paula Soares foi contemplado com uma bolsa de estudos da FAPESP (processo 2016/01619-2). Seu projeto, "Enterrem meu coração sob o viaduto": A Nobre Arte e o bairro negro de São Paulo, tem orientação do Professor José Guilherme Magnani.

Segundo Soares, o estudo tem por base a realização de uma etnografia em uma academia de boxe instalada embaixo de um viaduto na Baixada do Glicério, região central do município de São Paulo, localidade estigmatizada como bairro negro da cidade, devido à sua alta concentração de imigrantes africanos e latino-americanos. Para cumprir tal missão, realiza uma observação participante como aluno de boxe na academia. Dessa maneira, pretende descrever e analisar as particularidades da prática sócio-esportiva do boxe neste espaço, acompanhando e participando dos treinos junto dos demais alunos, além de seguir estes atores sociais em suas redes de sociabilidade cotidianas pela região, podendo assim discutir sobre como esta atividade proporciona reflexões sobre as ideias de pertencimento, corpo, preconceito, lazer e cidade.

O pesquisador é associado ao NAU-Cidades.

por Michel Soares e Felipe Oliveira

11/07/2016