Expedição do GEU à Amazônia

Dando continuidade ao convênio entre o Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU/USP) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira (NEPECAB) – no escopo do PRONEX "Cidadez amazônicas: dinâmicas espaciais, rede urbana local e regional" – o Grupo de Etnologia Urbana (GEU) realiza mais uma expedição à Amazônia durante os meses de fevereiro e março de 2014.

 

foto: Ana Fiori

 

A partir do exercício etnográfico na cidade de Manacapuru, realizado em fevereiro de 2013, foi elaborado um plano de observação de mais três cidades: duas delas previstas no recorte do PRONEX (Tefé e Parintins), além de uma cidade relevante para as pesquisas realizadas pelo LabNAU (Maués).

 

Além do trabalho de campo, a equipe do LabNAU participou, em 05 e 06 de fevereiro, de um evento com pesquisadores ligados a temáticas indígenas na cidade de Tefé. Alguns pesquisadores do LabNAU irão para a comunidade indígena de Ponta Alegre, localizada na Terra Indígena Andirá Marau, a convite de lideranças Sateré Mawé, de modo a observar a permeabilidade entre práticas urbanas e indígneas no ambiente da aldeia.

 

Tags: