LabNAU promove projeto com alunos do Ensino Médio

No dia 19 de Setembro, o LabNAU – em parceria com a Cicerona Cultura e a Escola Estadual Miss Browne – levou onze alunos do ensino médio às ruas para participar de uma proposta simples: experimentar a etnografia como prática.

Antes da ida a campo, o Prof. José Guilherme Magnani (coordenador do LabNAU) ministrou uma aula com o intuito de preparar os olhares dos alunos para mergulharem no Bom Retiro, bairro da região central da cidade de São Paulo marcado historicamente por diferentes fluxos imigratórios.

A caminhada rendeu belos relatos de campo, muitas fotos, gravações e discussões sobre questões em torno da cidade, do papel das instituições, sobre a vivência dos moradores de rua, preconceitos, etc. Depois da incursão, o grupo se reuniu no colégio para discutir os resultados e avaliar as possibilidades de futuras divulgações  do trabalho.

Os responsáveis pela atividade foram: Prof. Dr. José Guilherme Cantor Magnani (LabNAU); Alessandra Coelho (Cicerona Cultura); Patrícia Kitasato (Cicerona Cultura); Rosicler Simões Gundim (E.E. Miss Browne); Samara Konno (NAU-Migração); Thiago Haruo Santos (NAU-Migração); Yuri BassichettoTambucci (NAU-GERM).