Pesquisa: Hordas do Metal Negro: identidades, práticas e discursos da cena Black Metal paulistana
O Black Metal como um estilo extremo do gênero musical Heavy Metal se apresenta como um universo permeado por diversos referenciais que transcendem a dimensão da música e seus processos criativos, englobando também uma maneira específica de ocupação dos espaços na cidade através de seu “circuito” de shows e encontros, perfazendo uma rede de relações que poderíamos definir (no caso do nosso objeto específico de análise) como uma “cena local” paulistana. O objetivo geral dessa pesquisa é, portanto, analisar como os diversos elementos que constituem essa “cena” – discursos, práticas e representações –, se organizam no sentido de constituir uma “identidade black metal”, com fortes ligações com o “underground” da música extrema. Para tanto, será priorizada a pesquisa de campo que se baseará na observação desse circuito de shows existente na cidade de São Paulo e em sua zona metropolitana, e em entrevistas com integrantes de bandas (as hordas) e outros sujeitos que façam parte desse núcleo de relações genericamente reconhecido por eles como “cena”. A intenção é coletar dados que possam vir a constituir um quadro das articulações entre as práticas e discursos desses sujeitos, com os seus valores (entre eles os mais exaltados: força e honra) e uma noção de identidade construída pelos adeptos do estilo.
Palavras-chave: Antropologia Urbana; Black metal; Identidades; Circuito
Instituição: Universidade de São Paulo (USP)
Vínculo: Mestrando (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP - PPGAS/USP)