Edital 2014

 

 

XII Graduação em Campo – Seminário de Antropologia Urbana da USP

Realização do evento: de 25 a 28 de agosto de 2014
 

A Comissão Organizadora do XII Graduação em Campo torna público o presente edital e convida pesquisadores e pesquisadoras de graduação de diferentes universidades a apresentarem seus trabalhos de pesquisa nos termos aqui estabelecidos.

 

1. Objetivos

O objetivo do evento Graduação em Campo: Seminários de Antropologia Urbana é promover um espaço de produção e troca de conhecimento em que alunos e alunas de graduação de diferentes unidades universitárias possam apresentar as suas pesquisas de campo, desenvolvidas no âmbito da antropologia.

 

2. Inscrições

     2.1 Período: O período de envio de inscrições para apresentação de trabalhos é de 24/03/2014 a 21/04/2014

   2.2 Procedimentos: As inscrições deverão ser realizadas pelo site: nau.fflch.usp.br/graduacaoemcampo/inscricoes.

     2.3 Pré-requisitos

        2.3.1 Poderão se candidatar alunos e alunas regularmente matriculados(as) na graduação em Ciências Sociais ou Antropologia ou ter concluído o curso em 2013 em qualquer instituição de ensino superior oficialmente regulamentada pelo MEC. Alunos e alunas de outros cursos, assim como alunos e alunas vinculados à universidades estrangeiras poderão inscrever-se, cabendo à Comissão Organizadora decidir sobre a pertinência de seus trabalhos com relação aos requisitos de utilização do método etnográfico, interface com a antropologia e temática relacionada com o contexto urbano.

        2.3.2 Só serão aceitos os trabalhos que tenham por método a utilização da pesquisa de campo em contexto urbano ou que tenha interface com o contexto urbano.

        2.3.3 Cada candidato ou candidata poderá se inscrever uma única vez.

        2.3.4 O limite de autores para cada trabalho inscrito é de quatro pessoas, respeitando os itens 2.3.1 e 2.3.3. Caso a proposta enviada possua mais de um(a) autor(a), todos(as) os proponentes serão considerados autores, não havendo a possibilidade da inclusão de categorias como segundo autor(a) ou co-autor(a).

        2.3.5 Após a inscrição não há a possibilidade de substituir, incluir ou remover autores.

        2.3.6 A Comissão Organizadora poderá articular as indicações das mesas de apresentação de acordo com a demanda e com os temas dos trabalhos inscritos.

     2.4 Modalidade de Apresentação de Trabalhos

        2.4.1. Em sua inscrição, o candidato deve informar a preferência por apresentação oral ou apresentação em pôster (open space). Veja o item 3.2.

        2.4.2 O candidato deverá apresentar, em seu formulário de inscrição, um resumo de até 900 caracteres (incluindo espaços, sem considerar título e palavras-chave) e um resumo expandido de até 9.000 caracteres (incluindo espaços, sem considerar título e palavras-chave). No resumo, devem constar: título do trabalho, relevância do tema, metodologia, argumentos centrais, considerações gerais, conclusões parciais e três palavras-chave.

        2.4.3 Caso deseje utilizar recursos de mídia em sua apresentação, cabe ao candidato especificar, no ato da inscrição, quais recursos utilizará, para que a Comissão Organizadora verifique tal possibilidade.

     2.5. Do Valor das Inscrições

        2.5.1 O valor da taxa de inscrição por participante aprovado é de R$ 40,00. Esse valor deverá ser depositado numa conta poupança que será divulgada juntamente com o resultado dos trabalhos aprovados.

     2.5.2Após a divulgação dos trabalhos aprovados, solicitamos que seja enviada até o dia 21 de julho de 2014, uma cópia digitalizada do comprovante de depósito, que deverá ser anexada no site http://nau.fflch.usp.br/graduacaoemcampo/ no ícone “Comprovante de Pagamento”.

        2.5.3 A confirmação do pagamento confirma a inscrição do trabalho.

 

3. Seleção de Trabalhos

     3.1 Os resumos inscritos serão encaminhados para a Comissão Organizadora, que definirão os trabalhos aptos, de acordo com os seguintes critérios:

        a) Utilização de pesquisa de campo como metodologia;

        b) Conteúdo apresentado;

        c) Relevância do trabalho na área de Antropologia;

        d) Objetividade e Clareza;

        e) Cumprimento das normas estabelecidas neste edital.

      3.2 Será selecionada uma quantidade a determinar de trabalhos para apresentação oral e trabalhos para apresentação nos Open Spaces (apresentação em pôster). Alguns candidatos e candidatas inscritos para apresentação oral podem ser aprovados somente para apresentação em pôster. Caso isso ocorra, os candidatos serão devidamente comunicados pela Comissão Organizadora para que confirmem sua participação.

      3.3 A relação dos trabalhos aprovados estará disponível no site www.nau.fflch.usp.br a partir do dia 23 de maio de 2014.

      3.4 Os candidatos e candidatas cujos trabalhos forem aprovados para apresentação oral deverão enviar um paper sobre sua pesquisa até o dia 29 de junho de 2014. O paper deverá ser postado no site do evento (http://nau.fflch.usp.br/graduacaoemcampo/) no ícone “Envio de Paper”.

     3.5 Cada paper deverá conter no máximo 30.000 caracteres (incluindo espaços). Notas, apêndices e anexos devem estar contidos nesse limite. Deverá ainda estar em fonte Times New Roman tamanho 12, com espaço entre linhas 1,5 e espaço entre parágrafos automático antes e depois. (Se o candidato não enviar o paper ou enviá-lo em desacordo com as normas acima, sua inscrição será cancelada pela Comissão Organizadora do evento). Os papers enviados poderão ser posteriormente publicados na íntegra no site do NAU (www.nau.fflch.usp.br).

     3.6 Candidatos ou candidatas selecionados que porventura desistam de sua apresentação devem comunicar à Comissão Organizadora sua desistência para que eventuais ajustes na programação possam ser realizados.

 

4. Apresentação Oral

Cada apresentação de trabalho, independente de quantos forem os autores, deverá ter no máximo 15 minutos de duração. Após a apresentação de todos os trabalhos da mesa, haverá espaço para debate.

 

5. Apresentação em Pôster

     5.1 Para dinamizar a apresentação de pôsteres, os trabalhos selecionados para essa modalidade serão inseridos em Open Spaces temáticos. O Open Space é um espaço aberto de discussão, no qual os participantes apresentarão brevemente seus trabalhos oralmente. Os pôsteres estarão dispostos pelo prédio durante todo o evento para a apreciação dos participantes, enquanto os Open Spaces acontecerão em horários definidos, separados por áreas temáticas. O tempo de duração das apresentações, bem como seu formato, serão divulgados posteriormente, de acordo com os trabalhos selecionados.

     5.2 Sugerimos que o tamanho de cada pôster seja de 1,00 a 1,20m (altura) x 0,90 até 1,00 m (largura). Para melhor fixação do pôster, devem ser colocadas duas réguas (varetas) de madeira, nas bordas superior e inferior dos pôsteres, que permitam suspendê-lo (isto pode ser solicitado à empresa que fizer a impressão do pôster).

     5.3 Para identificação do/a candidato/a, no pôster deverão constar os seguintes itens: título, nome e instituição dos/as autores/as e agência de fomento da pesquisa, se houver.

 

6. Certificados

     6.1 Cada candidato ou candidata selecionado para a apresentação oral ou em Open Space receberá um certificado de participação, após a apresentação do trabalho.

     6.2 Aqueles que assistirem às mesas e aos Open Spaces e desejarem obter certificado de ouvinte deverão solicitá-lo à Comissão de Organização após o término da mesa/ Open Space.

 

7. Dos Horários

A programação geral do evento, incluindo os horários de apresentações orais e em pôster, bem como das demais atividades, serão divulgadas posteriormente, através do site http://nau.fflch.usp.br/graduacaoemcampo.

 

8. Informações Adicionais

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste edital poderão ser obtidos através do endereço graduacaoemcampo@usp.br

 

9. Casos Omissos

Caberá à Comissão Organizadora do evento avaliar casos omissos e situações não previstas neste edital.