Alunos do curso de extensão "Introdução à Antropologia do Esporte" visitam o estádio do Pacaembu

No dia 26 de junho, domingo, os alunos do curso de extensão Introdução à Antropologia do Esporte, realizado pelo NAU em parceria com o Museu do Futebol, Ludens (USP) e GEAC (USP), realizaram uma incursão etnográfica à Praça Charles Miller e ao estádio do Pacaembu para observar as práticas e formas de sociabilidade dos torcedores antes do clássico Santos x São Paulo.

Mesmo marcado pela proibição do encontro de torcedores de clubes diferentes, sendo um jogo de torcida única (santista), os alunos-pesquisadores, acompanhados do Prof. Dr. José Guilherme C. Magnani, puderam observar diferentes práticas de lazer, trabalho e modos de apropriação do espaço urbano encetadas a partir de um evento esportivo.

por Enrico Spaggiari